O cavalo da raça Mangalarga Marchador apresenta um biótipo mediolíneo, altura média de, aproximadamente, 1,50 a 1,52m para os machos, e de 1,47 a 1,49m para as fêmeas.
A cabeça apresenta formato tendendo ao triangular, sendo a base da figura imaginária de um triangulo visualizada entre a nuca e a garganta e o vértice no focinho. O perfil ideal do chanfro é o retilineo, sendo o concavilineo atípico e o suavemente convexilineo aceitável como original da raça. O formato caracteristico das orelhas é com as pontas voltadas para dentro, compondo o formato chamado de atesourado.
O pescoço característico apresenta formato tendendo ao piramidal, com regiões superior e inferior de direcionamento retilineo, sendo a inserção ideal no terço medio superior do tronco.
A cernelha deve ser bem destaque e longa. O dorso-lombo deve apresentar direcionamento retilineo, comprimento médio e forte sustentação muscular. O tórax apresenta boa profundedade, com peito largo e costelas bem arqueadas. As ancas são largas, musculadas, não salientes. A garupa deve ser de comprimento longo e suavemente inclinada. Todo o tronco deve apresentar proporcionalidade entre as partes e o conjunto de frente. Ligações bem definidas é uma qualidade muito apreciada no biótipo estético e funcional.
Os membros devem ser bem aprumados, de articulações bem definidas e angulações compatíveis com o desempenho da marcha de triplices apoios definidos. Nos membros anteriores as principais angulações correlacionadas com esta marcha original da raça são a inclinação das espáduas e das quartelas. Nos membros posteriores são a curvatura das pernas e a angulação dos jarretes. O comprimento ideal das quartelas é o médio, que possibilita um bom amortecimento dos impactos dos cascos e preserva a integridade dos boletos, tendões e ligamentos. A cascaria forte e de formato normal é uma qualidade muito apreciada. |